Central de Vendas: (42) 3624-7232
WhatsApp
Cidade dos Lagos - Bairro Inteligente - Guarapuava

100 leitos do Hospital Regional atenderão pacientes da Covid-19 em Guarapuava

100 leitos do Hospital Regional atenderão pacientes da Covid-19 em Guarapuava

A estrutura do Hospital Regional de Guarapuava será mais uma ferramenta no enfrentamento à Covid-19 na região Central do Paraná. Na manhã desta terça-feira (14), o governador Ratinho Júnior e o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, anunciaram a abertura de 100 leitos para atendimento exclusivo de pacientes infectados ou suspeitos do novo coronavírus.

“O hospital de campanha de Guarapuava será aqui. Teremos 20 leitos de UTI e 80 para enfermaria, nessa estrutura que será mais um reforço para toda a Região Central do Estado no enfrentamento à Covid-19. É uma força tarefa dos nossos profissionais, Sanepar, Copel e Prefeitura, que nos ajuda muito a acelerar e iniciar o funcionamento aqui. Guarapuava já é um polo para toda a região e ganhará agora essa musculatura na área da saúde para o enfrentamento”, declarou o governador.

Com mais de 90% da obra pronta, três andares, dos seis totais, farão o atendimento. Será liberado o funcionamento no térreo, primeiro andar para atendimentos de UTI e o terceiro para enfermaria.

 

“A abertura e funcionamento de parte do Hospital Regional, é fundamental neste momento, para que possamos oferecer uma estrutura eficiente não só para Guarapuava, mas para a região. O atendimento exclusivo de pacientes da Covid-19 será um reforço e auxílio para a eficiência do atendimento à saúde que já é feito nos Hospitais São Vicente e Santa Tereza, em Guarapuava.  Mais uma vez, o governador Ratinho mostra sensibilidade com Guarapuava e nossa Região”, enfatizou o prefeito Cesar Filho.

 

“O governo entendeu que este momento, realmente, é de união de esforços pra evitar que tenhamos problemas maiores em um futuro próximo, como um eventual colapso da saúde. A abertura do Hospital Regional e outras medidas que estão sendo adotadas vêm, justamente, para evitar este colapso, atendendo uma região com mais de meio milhão de pessoas”, reforçou a deputada estadual, Cristina Silvestri.

Ao lado do também deputado estadual, Artagão Júnior, do chefe da Casa Civil, Guto Silva, dos secretários de Estado da Saúde, Beto Preto, e de Infraestrutura, Sandro Alex, superintendente Helio Wirbiski, as autoridades visitaram a obra. No encontro, o governador elogiou as medidas preventivas adotadas em Guarapuava, em consonância com o Estado. “A melhor medida ainda é o distanciamento social, que é o que a Prefeitura de Guarapuava fez. Sem dúvidas, o fato de termos feito o isolamento por um período, fez com que tivéssemos uma proliferação mais lenta e pudéssemos organizar o sistema, como estamos fazendo. Essas medidas têm nos ajudado a fazer com que o Paraná não tenha altos índices como em outros estados do país”, constatou Ratinho.

ESTÃO DO HOSPITAL REGIONAL

Segundo secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, entidades filantrópicas serão chamadas para a gestão, através de um chamamento público, devido ao caráter emergencial da pandemia. “Serão entidades que já estão atuando, que tenham conhecimento do território paranaense e que possam nos ajudar a colocar esse hospital em movimento nos próximos 45 dias, com equipamentos e expertise para trabalhar com casos graves e manejos de pacientes em UTI”, explicou o secretário.

Conforme o governador, somente após o controle e superação da pandemia no Paraná, a estrutura do Hospital Regional será aberta para atender outras demandas da Região. “Nesse momento, vamos focar na demanda local e regional do coronavírus”, concluiu. A expectativa é que o início de atendimento no Hospital Regional de Guarapuava ocorra em 45 dias.

Também acompanharam a visita o vice-prefeito, secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro, secretário municipal de Saúde, Celso Goes, presidente da Câmara de Vereadores, João Carlos Gonçalves, empresário Odacir Antonelli, secretários e vereadores.

(Fonte: Comunicação Prefeitura Guarapuava)

CFW Agência de Internet Vem Comunicar CFW Agência Digital
Fale Conosco agora pelo WhatsApp