Central de Vendas: (42) 3624-7232
WhatsApp
Cidade dos Lagos - Bairro Inteligente - Guarapuava

40% do megabairro planejado Cidade dos Lagos é composto por áreas verdes

40% do megabairro planejado Cidade dos Lagos é composto por áreas verdes

Localizado na cidade de Guarapuava, no coração do Paraná, o bairro planejado Cidade dos Lagos está em processo de construção desde 2010, e foi pensado a partir de princípios de sustentabilidade, ou seja, desenvolvimento local socialmente justo, ambientalmente equilibrado e economicamente viável.

Com uma proposta inovadora, considerada referência em planejamento urbano, o bairro é considerado inteligente por agregar oportunidades de negócios, qualidade de vida e progresso socioeconômico. Dentro da Cidade dos Lagos há uma ligação transversal de questões como segurança, trabalho, saúde, mobilidade, educação, entre outros pontos, tendo como horizonte a preservação ambiental.

Dos 3 milhões de metros quadrados, 40% representam áreas verdes, que são espaços para relaxamento e integração ao meio natural. Dentro do bairro foram construídos cinco lagos artificiais, dotados de controle hídrico. Além disso, um atrativo que é parada obrigatória para moradores e visitantes é a cachoeira localizada na região perimetral do empreendimento.

“São muitas opções de contato com a natureza proporcionadas pela Cidade dos Lagos, mas eu destacaria duas: o Central Park, que é um parque com 10 hectares formado por espécies outonais; e o Parque Linear, que margeia o bairro e possui espécies nativas e frutíferas”, afirma um dos gestores do Grupo Cidade dos Lagos.

Todas essas opções estimulam um estilo de vida saudável, afinal, aliado às áreas verdes estão as ciclovias e espaços para caminhadas e corridas, que constam estrategicamente na malha viária do bairro para que as famílias mantenham a saúde em dia.

Outro grande destaque natural integrado ao bairro, que representa um grande trabalho de preservação ambiental é o Parque das Araucárias. Considerado o maior parque urbano a agregar a árvore que é o símbolo do Paraná, a área de conservação têm 104 hectares, sendo 26 destes de florestas nativas. Nele, é possível fazer trilhas em meio às araucárias ou até mesmo um piquenique com a família e amigos nos vastos gramados.

A conservação ambiental do bairro é uma preocupação permanente, já que todas as construções realizadas dentro dele – sejam empresariais ou residenciais – obrigatoriamente devem passar pelo crivo da Associação  Cidade Dos Lagos Bairro inteligente, que tem uma central de aprovação de projetos, baseada em um regimento interno que preza, entre outros pontos, pelo equilíbrio ambiental.

Além da preservação da natureza, outros sete pilares alicerçam o planejamento do bairro Cidade dos Lagos:  segurança, saúde, tecnologia, educação, lazer, trabalho e ações sociais, ambientais e culturais. Na próxima reportagem, confira mais detalhes sobre o pilar educação, e entenda o que faz com que o megabairro guarapuavano seja uma referência em empreendimentos desta natureza. Acompanhe.

CFW Agência de Internet Vem Comunicar CFW Agência Digital
Fale Conosco agora pelo WhatsApp